Despertar da Fé - Santa Jacinta Marto, um coração cheio de amor

O contexto que estamos a viver apresenta-se como um desafio novo às Instituições e Paróquias para apoiar as famílias no acompanhamento das crianças mais pequenas. Cabe aos pais de modo imediato e permanente o acompanhamento e educação dos filhos em todos os seus aspetos.

Como salientou o Senhor Patriarca na carta que dirigiu aos diocesanos de Lisboa em março passado, este tempo tem sido uma ocasião para reavivar «a dimensão doméstica da Igreja de Cristo, tão salientada pelo Papa Francisco na exortação apostólica pós-sinodal Amoris Laetitia: A Igreja é família de famílias, constantemente enriquecida pela vida de todas as igrejas domésticas». (Carta aos Diocesanos de Lisboa, 24 de março de 2020).

E é precisamente neste contexto que temos assistido a um empenho criativo das Instituições e das Paróquias nos modos e meios para chegar a todas as famílias, apoiando-as na sua função educativa. Renova-se, assim, o convite da nossa caminhada sinodal: “o sonho missionário de chegar a todos” (Papa Francisco, Exortação Apostólica Evangelii Gaudium, 31).

Com este mesmo sentido de missão, o Serviço Diocesano do Despertar da Fé mantém a proposta para a vivência para o mês de maio adaptando a sua forma. «Effathá! Abre-te, sai, caminha» apresenta um itinerário de quatro semanas, descobrindo S. Jacinta Marto, cujo centenário da morte se assinala neste ano de 2020. Em cada semana a sessão do Despertar será publicada em vídeo, terminando com um desafio a realizar em família.

Videos:
1ª semana: https://youtu.be/e2_yX-2apTY 
2ª semana: https://youtu.be/bhih5SwzGdE 
3ª semana: https://youtu.be/uFO9HAmro60 
4ª semana: https://youtu.be/QFc2tvdhWU8 

 

 


Documentos para download