fechar× Ligue-nos 218810533

Despertar da Fé

Sair com Cristo ao encontro de todas as periferias reconstruindo as redes de relação é o tema que guiará a catequese de Lisboa ao longo do ano pastoral 2020-2021. Desenvolvendo a segunda parte desta temática e atendendo ao Ano Laudato Sí, declarado pelo Papa Francisco, o Despertar da Fé terá como fio condutor a ecologia integral, e que se expressa no título
«O fio da criação. O mundo é uma trama de relações. Tudo está interligado (Cf. LS 204)».

A ecologia integral é um conceito proposto pelo Papa Francisco na Encíclica Laudato Sí, que integra os vários âmbitos de relação da existência humana: consigo mesmo, com os outros, com a terra e com Deus, colocando a questão ecológica num prisma que abrange todos os elementos da criação: o livro da natureza é uno e indivisível», incluindo, entre outras coisas, o ambiente, a vida, a sexualidade, a família, as relações sociais. A degradação da natureza está estreitamente ligada à cultura que molda a convivência humana (Cf. LS 6).

A ecologia integral tem subjacente a convicção de que tudo está interligado: «no seio do universo, podemos encontrar uma série inumerável de relações constantes que secretamente se entrelaçam». (LS 240). Esta é uma reflexão que pode iluminar a realidade que vivemos atualmente da qual emergem algumas constatações:

  • somos interdependentes: cada decisão e comportamento individual afeta o bem comum;
  • o distanciamento social fragiliza as redes de relação: a sua reconstrução é urgente;
  • as Instituições Sociais e as paróquias adaptaram-se a este contexto com criatividade pelo anúncio da Palavra e do Amor de Deus aos mais pequeninos e suas famílias, pelo Despertar da Fé e pela solidariedade.

O Serviço diocesano do Despertar da Fé mantém o seu programa relativamente aos anos anteriores:

  • Formação de educadores;
  • Formação de catequistas;
  • Propostas pedagógicas sobre o tema do ano, e para a vivência dos tempos litúrgicos de Advento/Natal, Quaresma/Páscoa e mês de maio.

No trabalho com as crianças iremos descobrir as narrativas da criação. Seremos guiados pela aranha São: ela vai explicar que todas as criaturas vêm do amor de Deus Pai e que são boas. Com os seus amigos descobriremos que todos estamos interligados por um fio invisível e seguro que Deus deixou na criação.

Formação de educadores

13 de outubro (14h30-16h30) ou 14 de outubro (16h30-18h30) - online
Apresentação do tema «O fio da criação»

28 de outubro (14h30-16h30) ou 29 de outubro (16h30-18h30) - online
«por amor, Deus enviou o seu Filho» - proposta pedagógica para a vivência dos tempos de Advento/Natal
Inscrições aqui

19 ou 20 de janeiro - horário e modalidade de formação a confimar
«por amor, Deus cuida de nós» - proposta pedagógica para a vivência dos tempos de Quaresma/Páscoa

13 ou 14 de abril - horário e modalidade de formação a confimar
«por amor, Deus faz-nos irmãos» - proposta pedagógica para a vivência do mês de maio