fechar× Ligue-nos 218810533

Plano de ação para 2021-2023

«Maria levantou-se e partiu apressadamente» (Lc 1, 39) é a citação bíblica que nos conduzirá à próxima Jornada Mundial da Juventude que terá lugar em Lisboa, no ano de 2023. Depois do Sínodo Diocesano, cujas dinâmicas são para aprofundar na catequese, a preparação e realização da JMJ “constitui um tempo favorável para solidificar uma opção pastoral pela juventude e comprometer-se numa efetiva transformação missionária” (Introdução ao Programa Pastoral do Patriarcado de Lisboa 2021-2023, 7). “Evangelização” e “juventude” são duas palavras que incidem diretamente na missão específica da catequese, por meio da qual a Igreja também se rejuvenesce. “A catequese é a longa onda da Palavra de Deus para transmitir a alegria do Evangelho na vida. Graças à narração da catequese, a Sagrada Escritura torna-se “o ambiente” no qual se sente parte da mesma história de salvação, encontrando as primeiras testemunhas de fé” (Papa Francisco, Discurso no  60º aniversário da criação do Departamento nacional de catequese italiano, 30.01.2021).

Guardando e transmitindo a fé da Igreja, a Catequese de Lisboa está empenhada em contribuir para o “rejuvenescimento eclesial que proporciona uma JMJ, quer pelos destinatários, quer pela orientação do que fizermos no sentido de revivermos com entusiasmo a constante juventude que Cristo oferece à sua Igreja” (Mensagem “Rejuvenescendo a Igreja”, in Programa e Calendário 2021-2022, 5).  

Particular incidência têm estes desafios no que emerge da vivência da pandemia: a participação das famílias na catequese e a relação entre catequese e ambiente digital; a vocação de “ser” catequista e a sua formação, numa atenção particular aos catequistas mais “jovens”, e, finalmente, a necessidade de um reforço dos laços de pertença à comunidade cristã. Sob este prisma, as assembleias vicariais de catequistas podem constituir momentos de rejuvenescimento do entusiasmo missionário e experiências de encontro fraterno. Não só aos adolescentes, como às crianças e adultos, a Catequese de Lisboa desafia a que, como Maria, escutem a voz de Deus, digam “sim”, se levantem e partam apressadamente.

P. Tiago Neto,
Diretor do Sector da Catequese do Patriarcado de Lisboa

 

Objetivo transversal:

Envolver toda a catequese na preparação e vivência da Jornada Mundial da Juventude Lisboa 2023, aprofundando as dinâmicas do Sínodo Diocesano de Lisboa, realizando o “sonho missionário de chegar a todos”.                                   

Opções pastorais:

  1. Envolvimento da família no processo evangelizador.
  2. Catequese e ambiente digital.
  3. Itinerário formativo «Ser Catequista».
  4. Preparação da JMJ Lisboa 2023. 
  5. Comunicação. 

Documentos para download