Ide e Ensinai
"O Sonho Missionário de Chegar a Todos"

Disponibilizamos a programação do ano catequético 2014/2015, subordinado ao tema "O Sonho Missionário de Chegar a Todos" bem como as principais datas e acontecimentos programados para este ano pastoral.

Veja todo o programa

Faixa publicitária
Faixa publicitária
Faixa publicitária
Faixa publicitária

Mies anterior Outubro 2014 Proximo mês
Dom 2a 3a 4a 5a 6a Sab
week 40 1 2 3 4
week 41 5 6 7 8 9 10 11
week 42 12 13 14 15 16 17 18
week 43 19 20 21 22 23 24 25
week 44 26 27 28 29 30 31
Faixa publicitária

Curso de Iniciação de Catequistas

Curso de Iniciação de Catequistas

O Curso de Iniciação dá uma visão global da actividade catequética para quem inicia este ministério. São abordados vários temas a partir do método catequético. Os cursos devem ser solicitados ao Departamento da Catequese de Lisboa.

O Secretariado Nacional da Educação Cristã publicou em Julho/99, dentro do Plano Geral de Formação de Catequistas da Comissão Episcopal da Educação Cristã, o Curso de Iniciação, para Catequistas. Uma edição em dois volumes: uma para o Catequista Formador e outra como Livro do Formando. Não são livros para leitura individual, mas instrumentos para um Curso de Iniciação que deverá ser feito em grupo de catequistas e orientado por um Catequista Formador ou, ainda melhor, por uma Equipa Formadora.

Dentro de uma dinâmica participativa e envolvente de todos os formandos, o Curso propõe os cinco temas (Módulos) que devem ser o início da formação de base de todos os catequistas:

1 - O que é a Catequese: pretende dar uma noção sólida e segura de o que é a catequese para que o catequista possa realizar eficazmente a tarefa catequética;

2 - Quem é o Catequista: pretende que o catequista se descubra a si próprio como chamado por Deus, ao serviço dos homens, em Igreja e como seu porta-voz, como mestre, educador e testemunha;

3 - O que anuncia a Catequese: apresenta a hierarquização dos conteúdos essenciais a transmitir, em catequese;

4 - A quem anuncia o Catequista: identifica a diversidade psicológica e social dos destinatários que originam, também, diferenciadas propostas catequéticas;

5 - Como anuncia o catequista: este último módulo sugere um método catequético, a partir da Pedagogia Divina, procurando a fidelidade a Deus e ao Homem.

Este Curso será o início de uma Formação catequética que gostaríamos atingisse todos os nossos catequistas de Portugal e será complementado pelo Curso Geral I e II que estão em fase de preparação.

 

© Patriarcado de Lisboa |