Ide e Ensinai
"O Sonho Missionário de Chegar a Todos"

Disponibilizamos a programação do ano catequético 2014/2015, subordinado ao tema "O Sonho Missionário de Chegar a Todos" bem como as principais datas e acontecimentos programados para este ano pastoral.

Veja todo o programa

Faixa publicitária
Faixa publicitária
Faixa publicitária
Faixa publicitária

Mies anterior Novembro 2014 Proximo mês
Dom 2a 3a 4a 5a 6a Sab
week 44 1
week 45 2 3 4 5 6 7 8
week 46 9 10 11 12 13 14 15
week 47 16 17 18 19 20 21 22
week 48 23 24 25 26 27 28 29
week 49 30
Faixa publicitária

"A Luz da Fé: Vivência da Quaresma e Páscoa 2014

Percorrendo os textos da liturgia dos Domingos da Quaresma e da Páscoa procura-se ajudar as crianças e adolescentes da catequese a descobrir que a fé é Luz. Daí que o símbolo escolhido para entregar às crianças seja uma vela.

 

Esta vela evoca o círio Pascal aceso na noite da Páscoa. Luz da fé é também o título da última encíclica papal na qual se afirma a necessidade de «recuperar o carácter de luz que é próprio da fé» (LF, 2). Por isso procuram-se aprofundar diversas dimensões da fé como luz a partir da liturgia dominical de modo a que cada um possa descobrir que a fé ilumina toda a sua existência. Estas dimensões descobrem-se no encontro com o Deus vivo, aqui proporcionado pelo contato com a Palavra de Deus, normalmente o Evangelho de Domingo. Este momento é um convite pessoal a falar com Deus a partir da Palavra.

 

O encontro com Deus na Palavra dá-nos olhos novos para discernirmos a nossa vida e nos comprometermos com Ele na fé e com os irmãos no serviço. Esta concretização da fé no amor, pois a «fé atua pelo amor», está presente nos desafios que são lançados a partir de cada texto bíblico. Ao ir avançando, semana após semana para a Luz da Fé na Páscoa e no Pentecostes, cada um poderá ir verificando que a fé é luz para a sua vida e para a vida dos outros.

O autocolante que ilustra o evangelho de cada domingo poderá ser entregue à criança na catequese, na família ou na liturgia dominical. O facto de ser apenas um texto por semana tem por objetivo que a criança se familiarize com ele e que faça eco na sua vida do texto proclamado na assembleia dominical.

Além do trabalho pessoal desenvolvido por cada um em casa, poder-se-á também inserir o símbolo da vela na liturgia comunitária ou no grupo de catequese. Para tal poderá contribuir a referência a cada dimensão da fé como luz, na liturgia, segundo o que se futuramente se apresentará em anexo.

As velas podem ser adquiridas no Departamento da Catequese através do seguinte mail: Este endereço de e-mail está protegido de spam bots, pelo que necessita do Javascript activado para o visualizar

O preço unitário é de 35 cêntimos (0,35€), inclui a vela e 14 autocolantes.


Desejamos a todos uma vivência fecunda da Quaresma e Páscoa de 2014 de modo que a luz da fé brilhe cada vez mais.

O Departamento de Catequese do Patriarcado de Lisboa

Veja o círio aqui em formato PDF

 

© Patriarcado de Lisboa |