Fátima: Educadores convidados a afirmar "a fé" junto dos mais novos

O Santuário de Fátima recebeu ontem, dia 5 de outubro, a primeira Peregrinação dos profissionais de educação de infância àquele espaço mariano. A iniciativa contou com a presença de centenas e meia de profissionais vindos de todas as dioceses do país.

Na eucaristia, celebrada no Calvário Húngaro, o bispo auxiliar de Lisboa, D. José Traquina, convidou os educadores a "a contribuírem para a realização de Projetos Educativos que sejam explícitos no bem do ‘despertar religioso’ como fenómeno a ser bem acompanhado num percurso harmonioso de crescimento".

Na homilia o prelado afirmou que "a Fé cristã não se pode confundir com espiritualismos esquisitos" e afirmou a ligação próxima "entre os acontecimentos de Fátima e a experiência dos que trabalham diariamente com crianças":

"As crianças têm privilégios da parte dos pais, dos avós, de outros familiares, dos educadores e também da parte de Deus. Na verdade, Deus concedeu aos Pastorinhos o privilégio de uma capacidade de ‘ver’, contemplar e acreditar com uma convicção e firmeza que superou todas as ameaças a que foram sujeitos por parte dos adultos e das autoridades".

A primeira peregrinação dos profissionais de educação de infância a Fátima teve como objetivo "apresentar aos educadores o essencial da mensagem de Fátima de modo a que possam também fazê-lo junto das crianças com quem trabalham". O dia iniciou-se nos Valinhos, junto ao poço do Arneiro, e prosseguiu com as visitas às casas dos Pastorinhos, bem como a outros lugares significativos, tais como a Loca do cabeço ou o local da aparição de agosto de 1917. Ao longo deste percurso, foi sendo narrada aos participantes a história das aparições. Houve também oportunidade de visitar a Casa das Candeias, bem como escutar monsenhor Luciano Guerra, antigo reitor do Santuário, que partilhou com os educadores alguns aspetos centrais da mensagem de Fátima com utilidade para a sua vida e missão. O dia terminou com uma oração de consagração e envio na Capelinha das Aparições.

Em anexo encontra a homilia completa de D. José Traquina, bispo auxiliar de Lisboa.


Documentos para download