Adolescentes em Fátima

No ano do centenário das aparições de Fátima, os adolescentes de diocese de Lisboa são convidados a peregrinar a Fátima no dia 14 de outubro de 2017.

Sob o repto "Say Yes" (Diz Sim), os catequistas são convidados preparar a peregrinação com os seus adolescentes, de forma a que também eles digam Sim ao projeto de Deus, através de uma catequese preparatória que também tem uma proposta pedagógica para um dia inteiro. 

Inspirando-se na sétima aparição de Nossa Senhora, quando Lúcia se despede de Aljustrel e parte para o «Asilo de Vilar», a 15 de junho de 1921, com todas as dúvidas e receios que sente, esta peregrinação visa propor aos adolescentes o modelo de quem, mesmo ´«entre pedras», diz sim a Deus.


Este será um dia de celebração e de festa, de encontro e de partilha dos adolescentes da nossa diocese e uma forma de os convidar a viver o centenário das aparições.
 
Participa! Say Yes!  
 
 
Informações práticas:

Música da peregrinação: Wen Jesus say Yes: Ouça aqui

Destinatários: adolescentes do 7º ao 10º ano de catequese

Programa:

09h00 - Chegada a Fátima (cada Vigararia concentra-se no local indicado)

         - Caminhada animada em direcção até à basílica da Santíssima Trindade

11h00 - Eucaristia na basílica da Santíssima Trindade

12h30 - Almoço

14h00 - Terço na capelinha das Aparições, animado pelos adolescentes

15h30 - Musical «A Porta», sobre as parábolas da misericórdia, no Centro Paulo VI

Preparação: disponibilizamos uma catequese de preparação para ser feita com os grupos, como motivação para a peregrinação. A catequese apresenta-se em duas modalidades: numa sessão de catequese ou num dia de encontro. Cada paróquia escolhe a modalidade que mais se adequa à sua realidade (descarregar catequeses).
 
Inscrições: as inscrições estão abertas e decorrem impreterivelmente até 8 de Outubro. A ficha de inscrição disponibilizada está editável, permitindo o preenchimento em computador.
 
T-shirts: O número de t-shirts necessário e os respectivos tamanhos é indicado na ficha de inscrição, no ponto 6. As t-shirts são para todos os participantes: adolescentes e catequistas. As t-shirts serão entregues na paróquia na semana anterior à peregrinação. Cada catequista encarrega-se de distribuir as t-shirts aos adolescentes do seu grupo antes da chegada a Fátima.
 
Valor de inscrição: O valor de inscrição é pago apenas pelos adolescentes. O montante de 3€ compreende a inscrição, t-shirt e seguro de actividade. A inscrição será de 2€ para as paróquias que têm seguiro de actividades. Os catequistas dessas paróquias devem munir-se na respectiva apólice de seguro no dia da peregrinação. O pagamento do valor da inscrição é feito por transferência bancária para o NIB indicado na ficha de inscrição.
 
Transporte: cada paróquia organiza o seu próprio transporte. Os grupos descem no respectivo lugar de concentração. Os autocarros deverão estacionar, posteriormente no parque junto ao Centro Paulo VI.
 
Locais de concentração no início do dia:
 
Vigararias de Alcobaça-Nazaré | Caldas da Rainha-Peniche | Lourinhã - Parque 2 (junto ao Domus Carmeli)
 
Vigararias da Amadora | Sintra | Cascais | Oeiras - Atrás da basílica de Nossa Senhora do Rosário (entrada pela rotunda de acesso aos parques 4 a 6)
 
Vigararias de Mafra | Torres Vedras | Alenquer - Centro Catequético (Avenida Beato Nuno, 129)
 
Vigararias de Loures-Odivelas | Sacavém | Vila Franca de Xira-Azambuja - Rotunda dos Pastorinhos
 
Vigararias Lisboa I | Lisboa II | Lisboa III | Lisboa IV - Rotunda dos Peregrinos
 
 
Almoço: cada grupo leva o seu almoço, que recomendamos seja almoço volante
 
Programa: ver documento em anexo

Documentos para download